quinta-feira, junho 25, 2015

Com o PT mal avaliado, Lula se desloca e critica o governo e seu partido

Quando você ouve falar em PT qual a imagem que vem à sua cabeça? Fonte: Pesquisa de campo/Doxa

Por Dornélio Silva.


Tudo medido e apurado. Nada é por acaso. Lula, nos últimos dias vem tecendo críticas ao PT e ao próprio Governo da presidente Dilma. É sabido que a imagem do PT está em desgraça e, por isso, Lula sobressai ao PT, quer ficar acima do PT. 

É como se o navio começasse a afundar, e Lula o primeiro a sair. 

Não por acaso os senadores petistas lançaram nota de desagravo a Lula, exaltam, mas não emitem uma palavra ao governo da Presidente Dilma, que é do PT. Assim, Lula cria um fato político que o governo da sucessora não consegue gerar. 

Lula anima a política, ocupa um espaço que poderia ser da oposição. E mostra por que tem conseguido passar por mensalões e Lava-Jatos praticamente sem o tocarem, ainda.

Pesquisa Doxa realizada na primeira quinzena de junho, mostra muito bem essa situação. Ao avaliar a imagem do PT, a Doxa perguntou aos entrevistados: “quando você ouve falar em PT qual a primeira imagem que vem à sua cabeça?”. 

O resultado mostra que PT está associado a “poço de corrupção/ladrões”. Enquanto que apenas 1,6% associam o PT a sua maior liderança, Lula. Isso mostra claramente o posicionamento que Lula está tomando, hoje, em criticar o próprio partido e o Governo Dilma. 

Essa tentativa de descolamento de um governo de baixíssima popularidade o favorece. Lula coloca-se alinhado com a opinião pública.