quinta-feira, janeiro 19, 2012

Campanha eleitoral extemporânea?


Ao chegar na tarde desta quarta-feira chuvosa, ao escritório de um amigo, para ajudar-lhe com dicas para melhor usar seu Facebook, eis que me deparo com o banner acima (clique para ampliar). 

De cara, o indaguei: Isso não é campanha eleitoral extemporânea?


Pedi então que meu amigo clicasse no perfil da pessoa que havia feito a postagem da foto e encontrei o nome do jovem aloprado: Pedro Ivo Castro, que segundo seu perfil no Facebook é professor do Grupo Educacional Ideal e lá mesmo se define: "Sou um estudante brasileiro, acredito no futuro da educação - historiador, militante socialista de 21 anos... Professor.”.

Como não estava ali para este propósito, fotografei a tela do computador do amigo, postei no meu twitter e continuei a ajuda em suas redes sociais. Já que meu twitter está integrado ao Facebook, tudo que posto no primeiro, vai direto pro segundo e alguns minutos depois, recebi uma mensagem da colega Enize Vidigal, que hoje responde pela Assessoria de Comunicação do Deputado Estadual Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), quem o banner publicitário projeta como Perfeito de Belém, com o seguinte conteúdo:

"Diógenes Brandão, esse material não procede. não foi elaborado pela equipe do deputado Edmilson Rodrigues. Certamente, ele não tem conhecimento disso. Percebo que foi usada uma foto muito antiga, facilmente conseguida numa busca em site de pesquisa. Por favor, informe em qual link vc conseguiu essa imagem ou quem postou para que possamos apurar a origem disto e solicitar a retirada. Contamos com a sua contribuição. Atenciosamente, assessoria de imprensa do Dep. Edmilson Rodrigues.

Já em casa, fui responder a mensagem da Assessoria e buscar o que me foi pedido: o autor da postagem daquela propaganda, e percebi que a colega jornalista podia estar certa ao dizer que o jovem Pedro Ivo Castro não seja da equipe do deputado, mas seu perfil no twitter revela que é filiado ao PSOL e seus comentários postados logo em seguida, nos dão conta de que além de militante e pessoa instruida, sabia muito bem o que estava fazendo, já que encontrei em seu Facebook, outros indícios que o ligam muito ao perfil político-ideológico do deputado Edmilson Rodrigues, além do fato de que vários de seus amigos são dirigentes do PSOL, como por exemplo, o ex-deputado Babá (Hoje liderança do PSOL-RJ), Luiz Araújo (ex-secretário de Educação de Edmilson Rodrigues e que até outro dia, assessorava a ex-senadora Marinor Brito, em Brasília) e do próprio Edmilson Rodrigues.




Como justificativa do banner publicado em seu mural, Pedro Ivo Castro, declara:


Essa Imagem foi feita pelo povo!

E logo em seguida, marca vários amigo e sugere: Compartilhem a foto!!! vamos começar a campanha popular já!

Ao ver, um de seus amigos diz: Propaganda eleitoral antecipada é crime, parceiro.

E ele responde: Quem disse que é propaganda eleitoral??? ta vendo nome de partido ou número? é manifestação popular na rede, isso pode! kkkkkkk

Como provavelmente deve ter sido avisado, por volta da meia-noite, recebi duas mensagens pelo twitter do próprio Pedro Ivo Castro, onde novamente volta a justificar seu ato, dizendo:

Hoje pela tarde perguntou se uma foto que ele tirou de uma postagem da rede não era campanha de um candidato...


, acho que campanha exteporânea foi o que LULA fez pra Dilma, ou que Ana Júlia fez no Pará, isso é o que o PT ta fazendo agora.

Como não sou jurista e nem entendo patavinas de direito eleitoral, trago à ribalta da blogosfera e das redes sociais, a seguinte indagação: Isso não é ou não é crime eleitoral, enquadrado como campanha eleitoral extemporânea?

Siga-me no twitter e saiba tudo e mais um pouco, do que acontece na internet e na Pólis. >> @JimmyNight.

8 comentários:

  1. Aff... Enquanto isso a direita se une para ganhar a eleição

    ResponderExcluir
  2. haha... Liberdade de expressão não vale? Sai da rede cara!! Quero o Edmilson para prefeito sim e se ele vier vou votar nele sim! Vou criar um banner a favor dele tabém e muito mais chamativo vou compartilhar com Deus e o mundo e ai não vou poder expressar minha vontade? Vcs partidarios façam algo de bom por Belém que eu como um mero eleitor e mortal faço o meu!

    ResponderExcluir
  3. Isso, exponha minha vida, meu emprego... rsrs

    Não sei o que tás ganhando com isso, mas você não me intimida... até porque eu não respondo pelo partido, estou afastado de todas as atividades do partido, não participei de suas atividades congressuaus, reunioes, ou debates, e tenho uma carta comunicando meu afastamento de atividades relacionadas ao partido... meu perfil só não foi atualizado. O que não me impede de ter como amigos pessoais pessoas que são do PSOL ou de outros partidos, da direita à esquerda.

    Agora quanto a foto,..., uma foto amadora, com imagens de domínio público, e que tem postagem e compartilhamentosantes da minha, assim como de outras pessoas com nomes de outros autores, com mais compartilhamentos do que a que a minha teve...

    Você realmente quer chegar aonde ao me expor assim?

    Nunca tive medo de dizer que tenho afinidades com A ou B, sou de esquerda, sou um pesquisador e trabalho duro, nunca fui assessor de ninguém, nunca exerci cargo algum em governo ou parlamento, nunca fiz cursos de design ou marketing político, não sei mexer em programas de edição de fotos ou algo assim, nem os tenho em computador algum que utilizo... eu sou um simples jovem trabalhador que vive de seu trabalho e tem opinião pessoal. E você? quem é você? Trabalha onde? quem te paga? acho que isso poderia ser colocado na mesa também...

    Sinceramente, isso tá virando baixaria e não tenho tempo pra isso, porque eu trabalho e estudo pra viver!

    ResponderExcluir
  4. Tu és um doente, Diógenes, só te digo isso.
    Fica procurando coisa onde não tem e tudo pra chamar a atenção pra ti.
    Essa é mais uma prova do teu desespero em busca de atenção.
    Ocupa teu tempo tentando postar algo que preste, como por exemplo algo sobre as prévias falidas do teu partido, isso sim.
    Essa foto foi mesmo uma manifestação popular, bem diferente do que se vê com relação aos corruPTos candidatos de outros partidos, né?

    ResponderExcluir
  5. Cuidado com o que postas, blogueiro.
    Estás expondo a vida pessoal de alguém que nem conheces, isso sim é CRIME e passível de processo judicial.

    ResponderExcluir
  6. Quero dizer que não tenho nada haver com as manifestações anônimas acima, Diógenes. Tudo o que eu preciso dizer, eu falo como fiz acima... mostrando que sou eu que tô dizendo.

    Até!

    ResponderExcluir
  7. Ei Diógenes,enquanto isso,mas um prefeito do PT,se meteu num lamaçal sem fim,foi o de Santa Luzia,rsrsrsrsrsrsrs.Que triste fim está tendo o PT.

    Sds,

    Ronaldo Guilherme

    ResponderExcluir

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...