quarta-feira, junho 28, 2017

DOXA realiza pesquisa em Tucuruí e revela a preferência do eleitor


Depois de 06 meses como prefeito do município de Tucuruí, o prefeito Jones Wiliam (PMDB) teve sua gestão avaliada pelo Instituto DOXA, que realizou pesquisa no município, entre os dias 20 e 24 deste mês. O intervalo de segurança é de 95% e a margem de erro oscila de 3,5% para mais ou para menos. 

Além de aferir os índices de aprovação do prefeito, a pesquisa checou a avaliação popular dos principais problemas do município, as secretarias mais atuantes, assim como os nomes mais cotados para a disputa eleitoral para governador, senador, deputado estadual e federal.

Segundo o blog "Jornal de Tucuruí", após a divulgação da pesquisa, o prefeito do município considerou o resultado como positivo e disse: "A Prefeitura vem passando por momentos financeiros delicados, mas com muitos ajustes e a forma transparente de administrar estamos tentando colocar o município de volta nos trilhos do desenvolvimento”.

Segundo uma fonte do blog que mora em Tucuruí, uma das coisas que mais o chama a atenção na pesquisa é a opinião dos moradores sobre as secretarias municipais da prefeitura. O servidor público que prefere não ser identificado, disse que "a alta reprovação da secretaria de obras, comandada por um pré-candidato a deputado estadual é exata e verdadeira, pois revela o desleixo e a irresponsabilidade de um gestor que abandona as obras vitais para a cidade e deixa pontes sem as condições de trafegabilidade, prejudicando o direito de ir e vir dos cidadãos", conclui o funcionário público.

Prefeito Jones Wiliam recebe uma avaliação positiva por parte de 78,6% e de ruim e péssimo de 18,6% dos entrevistados.

O desemprego foi apresentado como o maior problema do município, seguido da segurança, a infraestrutura e o turismo.

A secretaria municipal melhor avaliada é a da saúde, com 16,3% e a pior é a de obras, com apenas 1,1% da citação positiva dos entrevistados.

Helder Barbalho (PMDB) lidera a intenção de votos para governador, seguido de Paulo Rocha (PT) e Márcio Miranda (DEM).

Jader Barbalho (PMDB) foi o mais citado como candidato ao senado, seguido de Márcio Miranda (DEM) e Flexa Ribeiro (PSDB).

Se as eleições fossem hoje, 35,6% dos eleitores de Tucurui votaria em Lula que lidera a pesquisa, seguido por Bolsonaro e Dória. 

Com uma diferença de apenas um 1%, Vieira lidera a preferência do eleitor para deputado federal, seguido por Alexandre Siqueira. Em terceiro lugar aparecer o Pato do Beira Rio.

Coronel Barata é o pré-candidato mais citado pelos entrevistados na preferência para deputado estadual, seguido por Deley e Vieira. Vildem Fogoió aparece como o menor índice da pesquisa.  

Nilvam é o vereador mais citado na preferência do eleitor, seguido de Fábio Ulisses e Ilma. Welber é o que menos tem citação entre os entrevistados.


Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...