quarta-feira, dezembro 02, 2020

Grande assalto em Cametá revela o quanto Helder falha na segurança

Por Diógenes Brandão 

No momento em que o governador Helder Barbalho se preparava pra dormir, em sua mansão, no condomínio de luxo Lago Azul, onde muros altos, com cercas elétricas e dezenas de câmeras e agentes de segurança lhe resguardam o sono e a proteção de sua família, dezenas de cametaenses eram feitos reféns de uma quadrilha de cerca de 30 bandidos, que fortemente armada, invadiu a cidade para assaltar 5 agências bancárias e fugiram sem qualquer resistência do pequeno e frágil aparato de segurança pública oferecido pelo governo do Estado. 

Uma pessoa foi morta em frente ao quartel da PM, onde lá dentro estavam com medo de morrer e sem condições de reagir à ação criminosa, os poucos policiais que o governo do Pará destinou para o município de Cametá.

O município viveu o drama que outras dezenas de municípios paraenses, que descobertos de um contingente policial necessário para oferecer segurança à população, acabam virando alvos fáceis de assaltantes de bancos, que tocam o terror e apavoram as cidades onde não há a devida presença do Estado.

As cenas do terror e a fácil fuga dos bandidos são impressionantes e se repetem sempre com a mesma frieza, tranquilidade e certeza de que não terão reação por parte dos policiais destas cidades, já que estes são em número reduzido para atender a população e garantir a proteção e segurança prometida na campanha eleitoral.

Essa promessa, assim como outras, são reforçadas por jornalistas e publicitários que atuam em uma poderosa rede articulada com alguns milhões de recursos públicos da Secretaria de Comunicação, que investe pesado em propaganda, oficial e extraoficial, sobre um Pará que só existe na TV e veículos que o governador mandar pagar para ludibriar a população.

Embora critique e denuncie a irresponsável omissão de Helder Barbalho, que vira as costas para os apelos de sindicatos e associações de policiais militares e civis, inclusive delegados, que cobram dia e noite por mais investimentos na área da segurança.

Faço votos que o governo e o conjunto das forças policias consigam prender essa audaciosa quadrilha e garanta uma remuneração melhor os policiais, além de colocar mais policiamento nas ruas e investir em novos equipamentos e inteligência, para evitar outros crimes como esse.

Os vídeos, fotos, áudios e relatos de testemunhas, reféns e familiares de quem morreu você confere amanhã neste blog. 


Um comentário:

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...