quinta-feira, julho 16, 2020

PSOL recebe apoio do PT em Belém, mas não retribui em Santarém



Por Diógenes Brandão

Mesmo com Maria do Carmo (PT) liderando todas as pesquisas e com chances reais de vencer as eleições e derrotar os demais candidatos da direita em Santarém, município do Oeste paraense, o PSOL decidiu nesta quinta-feira, 16, lançar candidatura própria. A candidatura da petista é considerada a mais importante para o PT e a mais provável de ter êxito nas urnas.

Em Belém, o PT aceitou o pedido do PSOL e apoiará oficialmente o pré-candidato do partido, o deputado federal Edmilson Rodrigues, que disputa pela 5ª vez a cadeira de prefeito e que já governou a capital paraense por dois mandatos consecutivos (1997-2004), mas também foi derrotado nas duas últimas eleições municipais (2012 e 2016).  A candidatura do psolista é considerada a mais importante para o PSOL e a mais provável de ter êxito nas urnas.

Morador da região do Tapajós, onde fica Santarém, o jornalista Ronaldo Brasiliense comentou a decisão do PSOL: "Deu uma rasteira na Maria do Carmo Martins em Santarém. O PSOL racha a esquerda e ajuda o Nélio Aguiar, que concorre à reeleição com a máquina da prefeitura na mão".

ACORDO PSOL - MDB

Segundo rumores que circulam nos bastidores da política paraense, um dos motivos que tenha pesado na decisão do PSOL, em não apoiar a candidata do PT em Santarém, seja o acordo velado de Edmilson Rodrigues e Helder Barbalho, que teme que Maria eleita prefeita em Santarém, cresça eleitoralmente e venha a ser sua potencial concorrente em 2022, quando o atual governador estará concorrendo à reeleição. O PSOL por sua vez, espera ter apoio financeiro e dos meios de comunicação da família barbalho para vencer a disputa eleitoral em Belém, onde o partido aposta todas as suas fichas.

A classe política paraense lembra que em 2002, Maria do Carmo concorreu ao governo do Pará com Simão Jatene (PSDB), com quem foi para o segundo turno e quase foi eleita a primeira mulher a governar o Pará. Naquela eleição, Maria recebeu 48,28% dos votos e chegou a liderar todas as pesquisas eleitorais, mas a máquina do Estado conseguiu levar Jatene à vitória, com grande ajuda do então Governador Almir Gabriel (PSDB), que tinha forte apoio popular e alta aprovação após seus dois mandatos como governador, mas que mesmo assim levou um baita susto.

Em Santarém, cidade que Maria do Carmo já governou por dois mandatos (2004-2012), o clima entre os petista em relação ao PSOL é o pior possível.

PESQUISA APONTA PARA VITÓRIA DO PT EM SANTARÉM

Na última pesquisa registrada realizada em Santarém pelo Instituto Destak, em um cenário em que foram listados 10 pré-candidatos a prefeito, Maria do Carmo (PT) lidera de forma absoluta com 50% da preferência do eleitor. Na sequência, Nélio Aguiar aparece com 19%, Ney Santana com 13%, Coronel Tomaso (Patriota) vem com 4%, seguido do vereador Valdir Matias Jr., do PV, com 2%. Os demais cravaram 1% — Birinha (PSB), João da Massamix (PSC) , Jota Ninos (PCdoB), Jackson do Folclore (PSL) e Jarsen Guimarães (PDT).

Segundo o blog do Jeso, a proposta de apoio à candidatura da petista Maria do Carmo ao cargo foi derrotada pela maioria dos integrantes do diretório. "A estratégia de lançar nome próprio a prefeito é adotada pelo PSOL desde as eleições de 2008, quando lançou Márcio Pinto, e se repetiu em 2012 e 2016 – sempre com o mesmo candidato. Neste ano, Márcio Pinto concorrerá por vaga à Câmara de Vereadores".

PSOL x PT

Mesmo sem o apoio oficial, filiados e simpatizantes do PT em Belém, sempre votam em massa em Edmilson Rodrigues, quem consideram "o melhor prefeito que Belém já teve". Tendo sido fundado após um racha do PT, o PSOL nasceu chamando o PT de partido de traidores e correia de transmissão da burguesia e não aceitava apoiar os candidatos do partido, mantendo distância de suas campanhas, até mesmo em locais onde o PT passava para o segundo turno, o PSOL não abria mão de manter-se neutro, fazendo com que muitos optassem pelo voto nulo. A exceção foi na primeira campanha eleitoral de Dilma Rousseff, quando Lula terminava um ciclo de 08 anos no poder e mesmo com uma série de escândalos, sobretudo aquele que ficou conhecido como "Mensalão", sua aprovação popular era alta e apontava a candidata que liderava as pesquisas. 

Depois da vitória de Dilma, o PSOL voltou a rejeitar o PT nos estados e municípios. Esse ano é diferente. O tempo de TV pesou na decisão do PSOL em ter o PT como um aliado oficial, por isso, o partido ofereceu a vaga de vice para o partido que em Belém está com uma péssima avaliação popular e acumula as duas últimas eleições com derrotas expressivas e consideradas até humilhantes: Em 2012, com Alfredo Costa como candidato, o PT recebeu 3% dos votos válidos para prefeito. Já em 2016, com Regina Barata, o PT obteve 1,7% dos votos nas urnas. 

Há quem diga que o que levou Beto Faro, deputado federal e presidente do PT no Pará a ter negociado apoio a Edmilson Rodrigues, foi a promessa deste que em uma possível vitória do candidato do PSOL, o partido de Lula e Dilma ficará com 30% dos cargos da prefeitura, podendo inclusive escolher secretarias municipais de peso, como as maiores: SEMEC e SESMA. 

Mais ainda, Edmilson se encarregaria de convencer o PSOL de apoiar a candidatura de Beto Faro ao senado, em 2020, quando o atual senador do PT, Paulo Rocha deve se aposentar da política.

Leia também: 

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...