terça-feira, maio 04, 2021

Eleições para reitoria da UEPA é amanhã. Quem é quem na disputa?

Por Diógenes Brandão

As eleições para reitor da UEPA acontecem nesta quarta-feira, 05. No páreo, 03 (três) candidatos se apresentam para a disputa, que conta agora com a forte atuação do atual reitor Rubens Cardoso, que resolveu entrar na campanha nesta reta final, em favor do seu afilhado político, prof. Clay, que embora conte com a força da "máquina", está com uma grande rejeição entre as categorias que votarão e decidirão sobre o futuro da instituição.  

Com o intuito de convencer a comunidade acadêmica, o reitor prometeu de “pé junto” que desta vez aprovará a nova versão do plano de carreira dos servidores da UEPA, congelados no CONSUN há 15 anos e lançou um edital de concurso público para o campus Marabá.   

A chapa 01 (um) apoiada pelo diretor do Centro de Educação, Anderson Maia também amarga grande rejeição na sua reeleição, mas apóia a candidatura do prof. Benedito, que é desconhecido entre as categorias e não possui experiência na gestão da Universidade do Estado do Pará.   

A chapa 2, da profa. Ionara é apoiada pela ex-reitora Marília Xavier, com o apoio de boa parte do CCBS (Centro de Saúde), que já esteve à frente da Pró-reitoria de Graduação, foi coordenadora de curso e de campi da interiorização, Diretora de Pesquisa, além de Diretora de Acesso e Avaliação.

As eleições ocorrem amanhã e a lista tríplice deverá ser enviada ao governador Helder Barbalho, logo após o resultado. É ele, quem decidirá quem será nomeado como futuro reitor da UFPA. 

Uma matéria do jornal OLiberal deu um panorama sobre as chapas em disputa e entrevistou cada um dos candidatos. 

Leia abaixo: 

Candidatos à Reitoria da Uepa falam sobre suas propostas para a instituição 

Eleições para a administração superior da universidade ocorrerá no dia 5 de maio. Confira entrevistas com seus programas

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) escolherá, no dia 5 de maio, a nova composição da Reitoria da instituição. Os nomes eleitos na consulta junto à comunidade acadêmica farão parte da lista tríplice que será levada ao governo do Estado, que, conforme estabelece o rito do processo eleitoral, define e nomeia quem irá ocupar os cargos de reitor e vice-reitor da universidade. A Uepa é uma instituição de ensino superior ligada, administrativamente, à esfera estadual.

O cenário peculiar da pandemia faz o pleito deste ano experimentar uma histórica grande novidade. Pela primeira vez, a eleição na instituição será online, e feita com a ajuda do VOTAnet - o sistema virtual do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), que foi disponibilizado pelo TRE-PA para dar apoio à consulta eleitoral na Uepa. São eleitores todos os professores, técnicos efetivos e alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da Uepa.

O Liberal entrevistou, nesta semana, os candidatos das três chapas que competem no pleito à Reitoria. As conversas foram planejadas sob orientação do Comitê Eleitoral, presidido pela professora e doutora Regina Carneiro, para que a lisura dos trabalhos e os conteúdos seguissem as regras exigidas pelo regimento das eleições - incluindo a ordem de apresentação dos candidatos, definida em sorteio, em acordo com as três chapas.As íntegras das entrevistas, gravadas em vídeo, estão disponíveis nos veículos do Grupo Liberal. Conheça os três candidatos, e confira os pontos principais das entrevistas cedidas por eles.

Professor Doutor Benedito Ely Valente da Cruz O candidato Benedito Ely Valente da Cruz concorre à reitoria pela Chapa 1, "Somos +Uepa: Integrar para Inovar". Ele tem como candidata a vice a professora doutora Sheyla Mara Silva de Oliveira. Doutor em geografia, Cruz acredita que a universidade tem grandes desafios para enfrentar considerando a pandemia de covid-19. Veja:


"Num contexto de pandemia nossa principal prioridade é cuidar da vida e da saúde dos nossos servidores e alunos. Vamos ter muita responsabilidade em dar continuidade às nossas atividades acadêmicas e administrativas e só vamos ter condições disso após o processo de vacinação", afirma ele. 

Caso eleito, Benedito pretende investir em tecnologia da informação para garantir o funcionamento pleno das atividades administrativas e acadêmicas de maneira remota. Além disso, pretende dialogar com o governo estadual para garantir a atualização da tabela salarial."

Além disso, há a atualização do plano de cargos e salários. A gente precisa que a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) vote a atualização para que mais de 240 professores possam progredir na carreira e, a partir daí, abrir vaga para concurso", planeja. 

"Num contexto de pandemia nossa principal prioridade é cuidar da vida dos nossos servidores e alunos. Vamos ter muita responsabilidade em dar continuidade às nossas atividades acadêmicas e administrativas e só vamos ter condições disso após o processo de vacinação. Além disso, há a atualização do plano de cargos e salários, para que professores possam progredir na carreira e abrir vagas para concurso", planeja Benedito Ely Valente da Cruz.

Segundo Benedito, um terço dos docentes são contratados, o que extrapola o número previsto no regimento da instituição, que estabelece um máximo de 20%. Não há outra forma de resolver este problema que não seja os concursos públicos, avalia. 

"Muitos que atuam nos campi do interior são professores contratados. Isso limita muito a atividade dos professores, já que a maioria dos cursos funciona em regime modular e os professores ficam andando de um campus para o outro, o que inviabiliza a dedicação às atividades acadêmicas de pesquisa e extensão", pondera o candidato. 

Faz parte também dos planos de Benedito, caso eleito, fazer um levantamento das demandas regionais dos 21 campi da Uepa, com o objetivo de garantir projetos de pesquisas direcionados ao desenvolvimento e geração da renda. 

Professora Doutora Ionara Antunes Terra 

Ionara Antunes Terra é a candidata da chapa 2, "Renovar para avançar", que tem como vice o professor doutor Nilson Veloso Bezerra. Ela é doutora em biologia celular e molecular aplicada à saúde. A prioridade definida por Ionara Terra é a criação do Planejamento Territorial Participativo, com objetivo de traçar planos e metas baseados nas necessidades informadas pela comunidade acadêmica. Veja:



"Temos como prioridade a descentralização da gestão, para que seja mais próxima da comunidade acadêmica, uma vez que nós, dentro da universidade, temos vivido por muitos anos esse encastelamento da gestão. Queremos uma proximidade real. Discutir juntos os problemas e as soluções", afirma.

Ionara também estabeleceu como prioritário o pagamento da tabela salarial, que é lei e não teve essa complementação paga nos últimos anos, segundo ela, além dos docentes que precisam receber os valores do Tempo Integral de Dedicação Exclusiva.

Ela lembra que muitos professores estão em uma longa fila de espera para progressão vertical e que este tema também será endereçado em uma eventual gestão.    

"Faremos o diálogo com governo do Estado de forma que possamos ser atendidos. Queremos uma universidade plural, dialógica, para que todos possamos crescer juntos com o Estado. Queremos retomar a negociação do Plano de Cargos, Salários e Remuneração. Já temos 15 anos desde o último plano e muitos cursos e campi foram criados. Nossa demanda aumentou muito", diz. 

"Temos como prioridade a descentralização da gestão, para que seja mais próxima da comunidade acadêmica. Dentro da universidade, temos vivido por muitos anos esse encastelamento da gestão. E queremos retomar a negociação do Plano de Cargos, Salários e Remuneração. Já temos 15 anos desde o último plano e muitos cursos e campi foram criados. Nossa demanda aumentou muito", afirma Ionara Antunes Terra.

Para a professora, ninguém teve coragem de discutir o estatuto nos últimos 20 anos e, por isso, todas as instâncias da universidade farão plenárias, e nelas serão discutidas ampliações, obras e reformas.

"Particularmente, gostaria de ter salas de aulas para todos, salas de grupo de pesquisa, bibliotecas informatizadas e virtuais, prédios para pós-graduações em todos os centros. A reitoria precisaria não estar em um local com infiltrações e locais que não podem ser modificados. Mas quero escutar da comunidade", pondera Ionara Antunes Terra.

Apesar de entender as dificuldades impostas pela pandemia, Ionara pretende apresentar como urgentes as situações de alguns campus do Estado para garantir mais recursos. Ela elenca os cursos de Música dos campi de Marabá e Bragança, com apenas um professor efetivo cada, e os cursos de Medicina de Marabá e Santarém, que, na opinião dela, contam com poucos professores para a metodologia diferenciada que exercem.

"Isso vai ter que ser demonstrado para toda a comunidade externa. Todos precisam saber que precisamos da negociação junto com o governo do Estado. Hoje, mais de 30% do quadro é de professores temporários, e precisamos sair desta precariedade considerando as vantagens que este professor não tem e que alguns alunos acabam prejudicados pela falta de ambiência acadêmica".

Professor Doutor Clay Anderson Nunes Chagas 

Pela chapa 3, "Uepa para toda a gente", o atual vice-reitor Clay Anderson Nunes Chagas é doutor em desenvolvimento socioambiental, e tem como vice a professora doutora Ilma Pastana Ferreira. Chagas tem como uma das prioridades a convocação de uma estatuinte, processo pelo qual a instituição definiria um novo conjunto de leis internas. Veja:

"A convocação de uma estatuinte está no meu plano de 10 metas para os primeiros 100 dias da gestão. Temos que ter o apoio do governo do Estado e Alepa para se criar a Lei de Assistência Estadual. Grande parte dos nossos alunos são provenientes de camadas mais pobres da sociedade. Eles conseguem ter acesso à universidade, mas com certas dificuldades de se manter", avalia Clay Anderson Nunes Chagas.

Além disso, duas obras em andamento seriam estruturadas pela gestão dele, caso ele seja consagrado vencedor: o campus de Parauapebas, em uma parceria com o governo estadual, prefeitura do município e a empresa Vale, e o campus de Ananindeua. Essas obras, para ele, só ressaltam a necessidade de novo concurso público.

"Para além da estrutura física, temos que pensar na questão de recursos humanos, por isso os concursos, não só para professores, mas também para os nossos técnicos administrativos, que merecem valorização por meio do Plano de Cargos, Salários e Remuneração".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...