domingo, maio 16, 2010

Comunicação Política

"Nenhum problema de comunicação de governo é um problema de comunicação, exclusivamente. Tudo vem a ser um problema de comunicação política. A maneira como a comunicação comunica traduz o movimento tático político do governo." Fábio Castro, ex-secretário de Comunicação do governo Ana Júlia em seu blog.

Reflexão sobre os relatórios da AGE

Quando ocupei o cargo de secretário de comunicação do Governo enfrentamos situações de crise. Cometemos erros e acertos, mas pudemos aprender com alguns erros. Distante do cargo e das situações de crise, o aprendizado dos erros tende a se consolidar, o que é natural, porque é inevitável deixar de projetar cenários políticos e midiáticos em meio aos desafios atuais, interessantes como são.
Em relação aos relatórios da AGE, penso que a situação se agrava diante da dificuldade política, do nosso governo, em assumir as responsabilidades de prestação de contas que necessariamente tem.
Neste caso preciso, seria necessário tomar a dianteira da palavra. Fornecer abundantes informações a respeito dos relatórios de auditoria feitos pela AGE, mais do que os próprios relatórios dizem, ir à fundo nos esclarecimentos, relacionar as providências que já foram tomadas e justificar as razões pelas quais não autorizou a AGE a encaminhar os relatórios, quando solicitado.
A fala do secretário de governo, Edílson Silva, feita ontem à imprensa, não ajudou a proteger o governo. Ela protege a setores do governo e o faz sob a justificativa de proteger a todo o governo. E essa é a dificuldade política sobre a qual me referi acima. Por que isso se dá? Porque sua fala foi parcial e adotou uma estratégia de minorar os efeitos do fato.
À imprensa, isso passou uma idéia de “fuga ao tema”, de acuamento e, talvez, de certa arrogância. Isso tudo constrói uma idéia de distanciamento – em relação ao fato, ao debate público e à própria realidade.
Convenhamos, é uma deficiência do meu governo. Muitas vezes, bem o sei, atribuída à comunicação, embora seja, na verdade, uma deficiência de ordem política. Na prática sempre foi conveniente tornar a comunicação o bode expiatório dos problemas políticos.
Nenhum problema de comunicação de governo é um problema de comunicação, exclusivamente. Tudo vem a ser um problema de comunicação política. A maneira como a comunicação comunica traduz o movimento tático político do governo. Traduz a expectativa de audiência, o receio, a vontade, o amálgama de paixões que emanam da sua substância política, que todos sabemos, é complexa até a dogma.
O que as posições assumidas traduzem, me parece, é uma postura política marcada pela idéia de autosuficiência. Não que isso decorra de alguma falta de humildade, ou espírito democrático, ou coisa similar, mas sim de uma concepção política de que é melhor agir dessa maneira. É a tese que tem prevalecido, mas como disse, ela não protege o governo, mas sim uma parte dele, e é dessa parte que provém a tese.

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...