Pesquisar por palavra-chave

quarta-feira, junho 30, 2010

Lula e o Ódio de Classe

Do sempre interessante Vi o Mundo sob o título:

Minha cópia do Estadão chamou Lula de quadrúpede

Em minhas longas viagens rumo à periferia de São Paulo, dentro de um carro de reportagem, em geral sirvo-me dos jornais lidos pelas equipes de gravação. Normalmente há sempre um cópia do Agora ou dos jornaizinhos distribuídos de graça nos sinaleiros (é assim que se diz em Bauru). Hoje, porém, comprei o Estadão, jornal que sempre foi muito respeitado em casa, pela consistência ideológica: foi, é e sempre será um jornal reacionário.

Ao ler o editorial “A Noruega tropical de Lula”, no entanto, fui pego de surpresa. Muito bem escrito, com bons argumentos e até mesmo algumas pitadas de ironia e sarcasmo, características que o jornal chupou da imprensa britânica e que seriam muito benvindas em página tão austera, que leva o solene título de “Notas e Informações”.

Lá pelas tantas, no entanto, o jornal chama o presidente da República de quadrúpede (escolha você o que se encaixa melhor, se mula, jumento, cavalo, besta, jegue, burro ou muar): “Mas a megalomania se livra dos arreios quando, para justificar o seu intento de fazer pelos latino-americanos, caribenhos e africanos o que se vangloria de ter feito pelos brasileiros, Lula não deixa por menos: “Não podemos ser uma ilha de prosperidade cercada por um mar de pobreza e injustiça social”.”

Acho que o texto diz mais sobre o Estadão do que sobre Lula.

Do ódio de classe da elite brasileira em relação ao presidente da República já temos exemplos muito mais descarados. Quem se der ao trabalho de ler os jornais diariamente terá farto material para estudar este fenômeno explícito de preconceito.

A elite que se expressa através dos jornais, que os alimenta e através deles se retroalimenta, sempre acreditou ter o monopólio do idealismo (são os únicos que pensam no Brasil sem considerar primeiro seus próprios interesses políticos ou econômicos), do discurso (até que surgisse a internet, um paredão inabalável se erguia diante dos leitores) e da educação (eram, de fato, os únicos que tinham acesso à educação superior).

Era possível entender, portanto, que decidissem escrever um script para encaixar o sindicalista que se tornou presidente: tosco, intelectualmente limitado, grosseiro, à imagem e semelhança do penetra que não sabe se comportar na festa. A alguém assim, recomendava a etiqueta do andar de cima, se dedicava o desprezo das piadas sussuradas, quando muito.

Quando um jornal gasta tempo e miolos na elaborada tarefa de taxar de quadrúpede um penetra meramente desprezível, é indício de que ele fez muito mais do que arrombar a festa.

O Vice do Serra tá sujo!

Direto do Twitter @JimmyNight disse: Relator do ficha limpa? Vice De josé Serra foi alvo de CPI sobre superfaturamento em merenda escolar. http://bit.ly/cpqrWJ

PT-PA no ar

Precisa melhorar, e muito - mas já está no ar o novo site do PT, no dia em que a Convenção consagrará os 40 estaduais, 10 federais, o senador Paulo Rocha para o Senado e Ana Júlia como governadora, seguida de seu vice, o deputado Anivaldo Vale. O site é http://www.ptpara.com.br/ Já o twitter, tá até se saindo bem: http://twitter.com/PT_Para

Chapa Petista para as Eleições 2010

Foto extraída do blog da governadora Ana Júlia.

Governo: Ana Júlia Carepa e Anivaldo Vale

Senado: Paulo Rocha

Pré-inscrição de suplentes de Senador

    Avelino Ganzer

    Luís Bressan

    Candidatos a deputado estadual: 40 nomes.

    Alfredo Cardoso Costa

    Adalberto Aguiar Nunes

    Antônio Ferreira Lima

    Ana Suely Maia de Oliveira

    Airton Luiz Faleiro

    Bernadete Ten Caten

    Bira Rodrigues

    Carlos Alberto Barros Bordalo

    Carlos Alberto Gonçalves Custodio

    Cleidelene Galvão de Araujo

    Cilas dos Santos Souza

    Edilza Joana Oliveira Fontes

    Eldmi Rodrigues Castro

    Edilson Moura da Silva

    Euzébio Rodrigues

    José Maria de Sousa Melo

    Joclau Barra Lima

    Joilson Ranieri

    João Alves Bezerra(Sabiá)

    João Laurentino da Silva

    José Raimundo Pompeu Portilho

    Josimar de Souza Lira(Mazinho)

    João Nazareno Nascimento Moraes

    João Claudio Arroyo Tupinabá (Arroyo)

    Laércio Rodrigues Pereira

    Lúcia Maria Carvalho de Sousa

    Márcio Ivan Lopes Ponte de Souza

    Miguel da Silva Guimarães

    Maria do Socorro dos Santos Jucá

    Milton Zimmer Schneider

    Otávio de Souza Pinheiro Neto

    Paulo Sérgio Souza (Chico da Pesca)

    Pedro Aquino de Santana

    Raimundo de Oliveira Filho

    Raimundo Nonato Coelho Souza (Nonatinho)

    Regina Lúcia Barata Pinheiro Souza

    Sebastião Ferreira Neto (Ferrerinha)

    Sandra Batista

    Valdir Ganzer

    Vanildo Silva Maciel

    Candidatos a deputado Federal: 10 nomes.

    Carlos Eduardo Cardoso Martins

    Carlos Alberto Castelo Branco(Puty)

    Esmerindo Neri Batista Filho (Miriquinho)

    José Geraldo Torres da Silva

    José Roberto Oliveira Faro

    José Carlos Soares Tavares

    Mario Andrade Cardoso

    Márcio André Barros Moreira

    Raimundo de Pinho Marques

    Siglia Simone Bentes Padilha

    Aliados: 10 partidos.

    PR, PSB, PCdoB, PP, PDT, PTB, PSC, PRB, PV e PHS

3 versões um realidade: PT e a Consanpa

Neste terça-feira o blog recebeu por email mensagem de origens distintas mas que abordavam sobre o mesmo assunto, mesmo que oculto de alguma forma aqui e revelado radicalmente acolá.

Leia e tire suas própria conclusões!

Do Blog do Vereador Otávio Pinheiro

terça-feira, 22 de junho de 2010.

Base aliada do Prefeito tenta votar privatização às pressas

Após a absolvição do julgamento do prefeito de Belém, Duciomar Costa, a aprovação do projeto privatista de serviços públicos passou a ser prioridade de governo. Na manhã desta terça-feira, 22/06, a base aliada do Prefeito em mais uma tentativa frustrada armou-se para fazer a leitura do projeto e acelerar a votação. Vereadores faltosos como Dr. Castro e Henrique Soares compareceram a sessão sinalizando a escalação do rolo compressor para que a matéria pudesse ser votada. O líder da bancada petista, vereador Otávio Pinheiro, na movimentação para barrar o projeto articulou a retirada do quorum para forçar o término da sessão. “Com a base oposicionista com minoria em plenário a retirada do quorum foi estratégica para proteger a população de mais este ato criminoso que seria empurrar goela abaixo a privatização de serviços essenciais a vida humana”. afirmou Otávio Pinheiro. Agora a versão do blog da Profª Edilza Fontes

terça-feira, 29 de junho de 2010

Novas notícias sobre o acordo PT / PTB.

Hoje a Câmara Municipal de Belém teve quorum e aprovou a inversão de pauta, e trouxe para pauta de amanhã o projeto das PPP (Parcerias Públicas e Privadas) que permite que se aprovado, vá possibilitar a retomada da prestação de serviço de água e esgoto pela prefeitura de Belém. O quorum foi obtido com a participação de DEM, PSB, PRB, PT. Só o PMDB não compareceu a sessão, sendo que o vereador Scaff e o Bispo Rocha entraram na sessão depois de ela já ter quorum. A falta sentida pelo PT, foi a do vereador Alfredo Costa, que não estava na plenária da CMB. A sessão contou com o acompanhamento da Casa Civil do governo do estado. O projeto vai ser votado em sessão amanhã de tantas quantas. Aliás, as tantas quantas sessões, foram aprovadas hoje, assim como a dispensa de interstício. Hoje às 16 horas, teremos a assinatura dos convênios de repasse do ICMS devido à Belém. O acordo feito pela PMB é um acordo extra judicial, onde a prefeitura abre mão de parte do valor devido, que atualizado estava na casa dos R$ 360 milhões de reais, para aceitar R$ 160 milhões, ou seja, a justiça não se pronunciou sobre o assunto, e o acordo é para acabar com a cobrança judicial feita pela PMB. Hoje, novamente o acordo PT / PTB será afinado, em relação a indicação para o TCE, e caminha para uma boa aliança. Agora o informativo do Sindicato dos Urbanitários, do qual o vereador Otávio Pinheiro é diretor anunciando a traição da governadora ao povo do Pará. Clique para ampliar. As perguntas que ficam no ar são muitas mais entre elas eu faço apenas três, uma para cada protagonista das informações: O que aconteceu de fato? A sessão de hoje na CMB teve quorúm ou não teve? O PT irá votar a favor do projeto PPP que a tradução mais exata é privatizar o abastecimento de água em Belém? Com a palavra, os dois blogs e o sindicato dos Urbanitários.