domingo, março 20, 2011

Rangar no Hangar IV

Casei com uma moça de Xinguara, município do sul do Pará, onde a moda sertaneja impera devido ao grande número de pessoas oriundas de Minas Gerais, Goáis e outros Estados, onde o ritmo sertanejo e o estilo country são predominantes.

Não vou entrar em detalhes como foi que minha esposa me convenceu em levá-la ao show da dupla Bruno e Marrone, ontem no Hangar. O objetivo desta postagem é socializar o que vi no Centro de Convenções da Amazônia.

Vamos lá!

O engarrafamento na Av. Dr Freitas já demostrava o quanto seria sufocante adentrar e ficar assistindo o "show" que os organizadores vendiam como um sucesso. Emissoras de rádio, televisão, anúncios em jornais, shoppings...enfim, a mídia para este tipo de evento é sempre massificada ao extremo e gente de outros municípios chegam à vim em Belém só para verem seus ídolos.

O show começa e a distância entre o palco e a "pista" era tanta que eu já percebia que só mesmo no Telão seria possível ver a dupla que não saudou ninguém e foi logo tocando um dos seus hits que se me perguntarem qual eu irei falar a verdade: não conheço.

As cervejas que fui tomando me levaram ao banheiro e foi lá que comecei a perceber  como está sendo administrado este patrimônio público, que custou 122 milhões  aos cofres do Estado e mensalmente recebe recursos da Secretaria de Cultura para manter-se e é malinado quando torna-se palco de eventos como o de ontem.


Sempre cercado de polêmicas, o Hangar ontem foi maltradado e é isso que as imagens abaixo mostram:


A fila do banheiro era indescritível e o esfrega-esfrega insuportável.



Os quiosques de venda de bebidas davam a impressão de estarem em uma feira agropecuária.


Ambulantes comercializavam livrimente seus produtos, nos corredores de acesso aos banheiros, transformados em fumódromo.


No meio da multidão, havia comercialização de alimentos, cheguei a ver um casal equilibrando um prato com filé e farrofa, talheres e uma latinha de cerveja. Não fotografei, mas a foto acima mostra um funcionário com o crachá do Hangar administrando a venda.



Até carrinho de pipoca havia no interior do Hangar.


Os hidrantes contra incêndios, serviam de lixo para latas e garrafas de cervejas, sem que ninguém incomodasse os mau-educados.
 

Pelo Chão, o lixo jogado livremente pelos consumidores.

Mijões não esperavam a chegada aos banheiros e enlamearam os corredores de acesso aos mesmo. Cheguei a presenciar mas o perigo de sofrer retaliações impediu o flagante.


No vídeo, os mijões utilizam as paredes e pias do banheiro para urinar, sem ninguém para incomodar.

A pergunta que fica é se ninguém liga para o uso e abuso do patrimônio público que gera lucro para os contrantes e é paulatinamente destruído pela falta de responsabilidade dos que deveríam cuidar da proteção e zelo do mesmo?

6 comentários:

  1. eu esta nesta festa, como o puty fala q eu estou em todos, eu estava em boa parte das festas do hangar na gestão do governo popular, vi nesta festa q a qualidade muidou pra pior, sem nem um velo ou cuido pela coisa poblica, la virou mas um tipo de cidade filia dos maioranas
    att
    erinaldo ramos

    ResponderExcluir
  2. Acho que "rangar" (pegar o rango, fazer uma boquinha; literalmente ou em sentido figurado) no Hangar não é legal!

    Um equipamento turístico estratégico deste porte e com o símbolo da modernidade como este deve, necessariamente, ser tratado fora do ring de vale tudo das disputas pessoais e partidárias. Cadê o trade que não opina sobre a propalada e desejável sustentabilidade financeira do setor?

    Como eu sou apenas um quixote crente da utopia da sociedade sem classes numa província minero-madereiro-extrativista cercada de homens e mulheres espertos e pragmáticos por todos os lados; para prevenir o retumbante retorno da encrenca entre partidários rixentos do intendente "Antônio Lemos" e do republicano do barulho "Lauro Sodré"; antes que quebre o pau irremediavelmente; dou por manifestado, juramentado e fundado...

    o PCdoT (partido da Cultura e do Turismo, está claro)...

    A missão quase impossível:
    congregar gregos e troianos de boa vontade para apartar a brigalhada infrapartidária e a perigosa escalada da FUNALIZAÇÃO em torno de qualquer pessoa, seja ela Paulo ou Sancho, antes da governabilidade ir parar no brejo e o tal "desenvolvimento sustentável" ficar insustentável demais no avançar da hora rumo às eleições municipais de 2012, ensaio geral para eleição de 2014 ao governo estadual e presidência da república.

    Fenômeno Pará-lizante que se sucede de 2 em 2 anos, até um dia todos terminar na famosa casa da mãe Joana a chorar o leite derramado no tempo do nunca mais, onde o Futuro se enforcou.

    pra prevenir o pior (que Zeus não queira), o novel revolucionário PCdoT de todas Amazônias levanta bandeira branca na praça do turismo cultural e proclama: Secretaria de Estado do Turismo já, no grande Estado do Pará-Uaçu!

    Por que estou a falar desteassunto cabeludo? Porque o compa Diógenes foi ouvir cantar a dupla sertaneja no Hangar e ficou deveras horrorizado como as coisas que viu por lá, notadamente em matéria de excesso de cerveja e seus resultados urinários e aquela fome crônica que, não sei por que diabos, ataca nas grandes concentrações de massa...Continua..


    Zé Varella

    ResponderExcluir
  3. (Cont) Se é verdadeiro, como dizem, que ainda carece transferir dinheiro público para subsidiar atividades outras que não tem a ver diretamente com a finalidade do Hangar é sinal de que tem algo errado na gestão deste equipamento projetado sob o signo da sustentabilidade financeira apregoada pelo ditado neoliberal tucano.

    E se de fato o Hangar é deficitário há que se indagar também da situação econômica e financeira de outros equipamentos públicos de uso turístico na Capital. Pois aí, então, soa alarme na relação custo-benefício do turismo paraense revelando situação periclitante ou, no mínimo, preocupante.

    E, assim, não daria para sustententar a tese (perdoem-me os amigos petistas, sou forçado a repetir antigo provérbio latino: amigo de Platão, porém mais amigo da verdade) de que o governo Jatene, em apenas três meses da volta ao poder; tenha desfeito imediatamente uma gestão exitosa do governo anterior, justamente numa obra que apresenta como menina dos olhos da política tucana levada a feito em 12 anos de mando.

    então a pergunta que não quer calar: se 100 dias não dá para acabar com alguns acertos deixados pelos adversários, são bastantes para acentuar a "herança maldita"?

    Não se pode substimar a infinita capacidade humana de aleijar e piorar coisas feitas pelos inimigos. Resta o triste consolo de que, na politicalha rasteira, "inimigo" de hoje é "amigo" amanhã e vice-versa...

    Mas, apesar do riquíssimo Potencial cantado em prosa e verso, por isto falta dinheiro para investimento em cultura e turismo no interior do estado, neste e outros governos de outrora, inclusive do PT?

    Nunca entendi direito o por quê de um equipamento para turismo de eventos -- do porte de o "Hangar Centro de Convenções da Amazônia" -- ser apartado do órgão oficial de turismo (no caso, a PARATUR). Se esta anomalia, digamos assim, contrária aos elementares princípios teóricos da disciplina administrativa foi entronizada pelo governo do PT a fim de acomodar apetites partidários; seria de esperar como ato numero 1 do governo que voltou para atender (segundo a propaganda eleitoral) o apelo do povo, a correção da falha antes criticada.

    a gente não apita nadica de nada, mas chia dentre as diversas falas da Cidade das mangueiras. Cuidado com temporal e telhado de vidro quando as "mangas" caem de maduras.

    Zé Varella.

    http://academiaveropeso.blogspot.com/
    http://marajo70.blogspot.com/
    http://oarary.blogspot.com/
    http://viagemphilosophica.blogspot.com/
    http://vilarana.blogspot.com/
    http://resistenciamarajoara.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Por ai vamos mostrando a diferença entre o Governo da Ana e do Jatente. Justiça seja feita: Tá pra nascer alguem com a competência e dedicação da Joana Pessoa para a administração do Hangar. Mulher de rara inteligência, tino pra negócio, zelo com o patrimônio público, dedicação exarcebada - chegava a dar, muitas vezes, expediente de até 18 horas no Hangar. Era comum em dias de eventos noturnos, como shows, toda a sua equipe triplicar o expediente normal. O interessante é que no outro dia todas estavam lá a postos para mais uma maratona de eventos. Que passem logo estes 4 anos: QUEREMOS JOANA DE VOLTA.

    ResponderExcluir
  5. O interessante é que essa situação se opõe a todo aquele ideário arrogante dos tucanos e dos setores das elites paraenses que os apóiam, sempre tão zelosos e briosos daquilo que julgam, sempre pobremente, parcamente, ser seu exemplo "civilizado" e "superior".

    ResponderExcluir
  6. Uma tristeza ver estas fotos, participei da montagem de uma feira de minérios no governo Ana Julia e era notório o cuidado com as instalações internas e hoje vendo estas fotos, vejo que Belém e o nosso querido Pará estão em péssimas mãos.Acusaram o governo do PT de roubo, e o que está fazendo o PSDB de Jatene..que antes estava tocando violão e agora nomeia milhares de assessores apenas para retirar "companheiros" pelo simples prazer de exonerar, sem ao menos avaliar sua habilidade profissional.Lamentavel

    ResponderExcluir

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...