terça-feira, dezembro 15, 2015

Música Paraense: Paródia critica violência e descaso com o Pará



Por Hélio Granado, no DOL.

Assaltos, falta de saneamento, descaso do poder público: o Pará, que a maior parte dos moradores conhece bem, mas que dificilmente é retratado em músicas sobre o Estado. Esse é justamente o tema da paródia “Só aqui no Pará”, feito pelo canal The Rocha e publicado nesta segunda-feira (14) no Youtube.

Até o final da noite de hoje, a música (feita a partir da canção "Uptown funk", dos músicos Mark Ronson e Bruno Mars) estava próxima de alcançar nove mil visualizações dentro do canal do Youtube e a repercussão parece estar só no início.  

“A nossa intenção foi ser crítico, com temas famosos no Pará, como os pontos turísticos tipo a Doca, o Ver-o-Peso. Queríamos despertar esse olhar do público, para vermos de que forma está o patrimônio cultural, como está o saneamento na cidade, fora os roubos da administração pública”, explica o músico João Paulo, 24 anos, um dos autores do vídeo e vocalista na produção, em entrevista ao DOL.

João Paulo é músico e irmão de João Pedro, autor do canal The Rocha, criado há aproximadamente um ano com a ideia de comentar sobre diversos assuntos do cotidiano de Belém e de outros temas gerais.

Além dos irmãos, participam do clipe os amigos Henrique “Tico”, Aldrey “Pipoca” e Túlio Felipe. A edição e composição musical é de João Paulo e João Pedro.

AQUI NO PARÁ ESTÁ ASSIM...

Segundo João Paulo, o clipe passa a ideia de vergonha sobre a situação do Estado, mas o músico ressalta que eles não atribuem essa característica como algo inerente ao povo ou à cultura, mas, principalmente, ao descaso do poder público paraense.

“Acho que o lado ruim que mostramos não é por causa da cultura ou do povo, mas sim por causa da administração pública. Não podemos esquecer ou deixar de olhar para o que está sendo feito com o nosso Estado. Queremos despertar essa criticidade no público”, explica João Paulo.

O vídeo também mostrou a evolução das produções do canal, que inicialmente eram feitas com um celular e já abordaram temas como as vans da cidade, a rivalidade entre Remo e Paysandu e o preço do açaí.

“O nosso projeto agora é lançar uma paródia ao menos uma vez por mês, já que tivemos uma base de como trabalhar com esse tipo de produção”, finaliza João Paulo.

Se você ainda não viu, confira o clipe de "Só aqui no Pará".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...