quarta-feira, janeiro 06, 2016

Dossiê SINTEPP: Graves denúncias envolvem líderes do PSOL-PA


Por Diógenes Brandão

Considerado o maior sindicato do Pará, tanto em número de filiados, quanto em arrecadação, o SINTEPP entrou em recesso no dia 21 de dezembro de 2015 e retornou às suas atividades nesta primeira segunda-feira (04) de 2016, coincidindo com o dia em que vieram ao conhecimento público, nada mais do que sete publicações do jornalista Augusto Barata, feitas em seu blog, onde apresentou uma série de denúncias de uma representação anônima, protocolada na Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, no Ministério Público do Estado do Pará.

A assessoria jurídica do sindicato apresentou seus esclarecimentos ao MP, no dia 12 de novembro de 2015, quando cobrou o arquivamento daquilo que chamou de "procedimento repleto de graves afirmações caluniosas, difamatórias e injuriosas". Apesar da gravidade das acusações, que podemos chamar de um verdadeiro dossiê sobre o SINTEPP, não há qualquer menção às informações sobre estas denúncias no site e redes sociais do sindicato.

Volto logo em seguida.

Leia agora a publicação no blog do Barata, sob o título SINTEPP – Representação ao MPE expõe denúncias de corrupção e aparelhamento no sindicato dos professores.

Alberto Andrade, um dos alvos das denúncias feitas ao Ministério Público aparece como doador de R$8.000,00 para a campanha de Fernando Carneiro, quando este foi candidato a deputado estadual pelo PSOL, em 2014.

Com um total estimado de cerca de 22 mil associados e uma receita anual calculada em R$ 12 milhões, o Sintepp, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará, está no epicentro de graves suspeitas de malversação de seus recursos financeiros e do seu patrimônio pela atual diretoria da entidade, em desvios que, se confirmados, resvalam para a corrupção pura e simples. O estopim do escândalo é uma representação anônima, feita ao MPE, Ministério Público do Estado do Pará, elencando um vasto repertório de denúncias de corrupção, supostamente ocorridas na esteira do alegado aparelhamento do sindicato pela APS, Ação Popular Socialista, uma tendência do PSOL, o Partido Socialismo e Liberdade, na qual pontifica o vereador de Belém Fernando Carneiro. A diretoria do Sintepp rebateu parcialmente as denúncias em alegações encaminhadas ao MPE, prontamente rebatidas.

Vereador de Belém, Fernando Carneiro é o expoente da tendência do PSOL que dirige o SINTEPP e seria o principal beneficiado dos recursos supostamente desviados do sindicato, conforme denúncia apresentada ao Ministério Público.

O elenco de denúncias abrigado na representação anônima é devastador e comprometem visceralmente Conceição Holanda, tesoureira do Sintepp. Ele inclui de suspeitas de prestações de contas obscuras até concessão de empréstimos valendo-se de recursos sindicais, ao arrepio da lei, passando por pagamentos indevidos a diretor da entidade, incluindo Alberto Andrade, o Beto Andrade, vice-diretor geral. As denúncias ainda incluem despesas não devidamente esclarecidas com consumo de combustível; utilização de veículos do sindicato em locais inadequados e em períodos injustificáveis; custeios de diárias, hospedagem e alimentação não suficientemente justificados; financiamento de campanha eleitoral do PSOL, beneficiando a campanha a deputado estadual do vereador de Belém Fernando Carneiro. As denúncias ainda mencionam o uso indevido do espaço físico do Sintepp para fins político-partidários; relações absolutamente informais com prestadores de serviço, propícias a mascarar desvio de recursos; pagamento de diárias de hotel, de nomes estranhos ao sindicato, em período que coincide com a eleição de nova diretoria.

Para entender melhor o caso, sugiro a leitura dos outros posts do blog do Barata, abaixo:







O blog AS FALAS DA PÓLIS aguardará o posicionamento do Ministério Público do Estado para retornar com mais informações sobre este fato, mas registra a existência de outra grande polêmica envolvendo o SINTEPP e outro blogueiro, neste caso o Hiroshi Bogéa, que alega ter sido caluniado por diretores do sindicato, que por sua vez emitiu uma Nota de repúdio contra o prefeito de Marabá, o Secretário de Educação e ao Blog do Hiroshi.

Como diria um amigo deste blogueiro: O ano de 2016 começou cunscarvalhos!

4 comentários:

  1. até agora não li nada que algum sindicato nunca tenha feito e até ¨obrigação¨ de fazer com o imposto sindical. Quando Delfim e sua turma não quis acabar com essa safadeza era para o trabalhador sustentasse até uma penca de vagabundo com o seu suor.

    ResponderExcluir
  2. Diógenes,

    Solicito que reproduzas a nota em resposta às calúnias praticadas por fakers, que foram compiladas e entregues ao MP como uma "denúncia anônima".

    Reitero que, apresentar tais acusações ao MP foram com o intuito de "pintar" as calúnias como legítimas para poder tentar essa desqualificação pública de uma das poucas entidades combativas existentes em nosso estado.

    Espero que garantas esta resposta no blog, como garantia ao contraditório.

    Atenciosamente,

    Beto Andrade.

    ...

    Abaixo, a transcrição, na íntegra, da nota oficial enviada ao Blog do Barata pela diretoria do Sintepp:

    O Sintepp é uma entidade democrática e sempre defenderá o livre debate de ideias e pensamentos, tendo como centro a defesa dos trabalhadores em educação, buscando garantir através de muita luta uma educação pública, gratuita e de qualidade social.
    Defendemos uma imprensa livre, com a capacidade de mostrar os fatos, garantindo que as partes envolvidas num debate tenham igual condição de expor suas versões e pontos de vistas.
    Entendemos como muito importante a contribuição que este blog tem dado no debate político no estado, e esperamos ter a mesma repercussão dada neste espaço às denúncias feitas à nossa entidade no momento em que forem elucidados os interesses e motivos escusos que as movem.
    Nos preocupa o texto deste blog ao dizer que a denúncia é “devastadora e comprometa visceralmente” o sindicato, ou alguns de seus dirigentes, por ter um cunho – mesmo que sem intenção - precipitado por parte deste nobre jornalista, acabando por corroborar com a tentativa de execração pública de pessoas caluniadas.
    Reiteramos aqui que a decisão dos coordenadores atacados em não responder nas redes sociais às calúnias e tentativas de desqualificação feitas por fakers ao sindicato se deu justamente por que estes não são portadores de legitimidade para fazê-las, muito menos para prová-las.
    O Sintepp tem diversos fóruns internos e públicos de debate, e em nenhum destes foi apresentado qualquer tipo de denúncia contra o sindicato, por nenhum “número expressivo de professores”.
    Tais fóruns servem para debater, deliberar e aperfeiçoar nossos mecanismos de luta, diálogo e transparência de nossas ações e da utilização dos recursos das contribuições.
    Consideramos o método de imputar aos outros sua própria conduta como autoritário e desleal. Dizemos isso por que há uma clara tentativa de taxar de violentos e corruptos pessoas dignas e reconhecidas pela categoria por dedicar suas vidas em defesa da educação.
    A “denúncia anônima” encaminhada ao MP, nada mais é do que a compilação de meses de calúnias praticadas por estes fakers nas redes sociais. Estes elementos covardes e prejudiciais à democracia foram denunciados e já estão sendo investigados pela Delegacia de Combate à Crimes Virtuais, que a qualquer momento exporá suas identidades e nos dará a possibilidade de acionar à justiça para resguardar a história e o patrimônio político de nossa entidade.
    Portanto, responder ao blog se dá pelo respeito ao jornalista e ao público crítico que acompanha o mesmo.
    Repudiamos e contestamos com veemência as acusações levianas, caluniosas e injuriosas feitas contra o sindicato, reafirmando que isto não intimidará nossa atuação em defesa da educação. E acreditamos na seriedade dos promotores de Justiça que conduzem o procedimento de tais denúncias anônimas. E que logo perceberão a fragilidade de tais denúncias. Além de desvendar a identidade do(s) denunciante(s) para que o Sintepp possa tomar as medidas legais e sindicais.
    Estaremos sempre à disposição do bom combate e do bom debate.

    Alberto Andrade
    Coordenador –geral do Sintepp

    http://novoblogdobarata.blogspot.com.br/2016/01/sintepp-nota-oficial-na-integra.html

    ResponderExcluir
  3. A título de informação ao Anônimo de 7/1/16 10:51, e aos demais, informamos que o SINTEPP Estadual nunca solicitou Imposto Sindical. Nosso sindicato é sustentado pela contribuição sindical de nossos filiados.

    Beto Andrade
    SINTEPP

    ResponderExcluir
  4. Ainda solicitando que seja publicado num post principal, não apenas como comentário, nossa resposta ao blog.

    Beto Andrade
    SINTEPP

    ResponderExcluir

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...