quinta-feira, outubro 18, 2018

IBOPE 101%: Márcio Miranda cresceu 17% e Helder Barbalho apenas 4%

Segundo o IBOPE Márcio Miranda cresceu 17% e Helder Barbalho apenas 4%.

Por Diógenes Brandão, com informações do IBOPE

A primeira pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência sobre o segundo turno no Pará, feita entre os dias 15 e 17 de outubro a pedido da TV Liberal, aponta Helder Barbalho* (MDB), liderando a disputa pelo cargo com 58% dos votos válidos, enquanto o democrata, Marcio Miranda tem 42%. A distância entre os dois é de 16 pontos percentuais (p.p.). O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.

Como você pode ver, até o IBOPE que vem dando números muito diferentes dos resultados eleitorais apurados nas urnas, nas últimas eleições, começa a reconhecer o crescimento significativo do candidato democrata Márcio Miranda. Segundo o próprio IBOPE, Márcio tinha 25% em sua última pesquisa divulgada véspera do 1º turno das eleições e agora tem 42% dos votos válidos. Ou seja, um crescimento de 17%, enquanto Helder Barbalho tinha 54% e agora tem 58%, acumulando um crescimento de apenas 4%.

Veja o gráfico da pesquisa estimulada com os votos totais:

Pesquisa IBOPE dá soma de 101% e traz incerteza sobre quem será o próximo governador. 

Perceba que a soma dos votos totais, onde além dos dois candidatos, o IBOPE somou os votos Brancos/Nulos e quem Não sabe ou Não respondeu a pesquisa, totalizando 101%.

*Observe que no texto de divulgação da pesquisa IBOPE, Helder Barbalho não aparece com seu sobrenome, mas o blog AS FALAS DA PÓLIS considera justo e importante não omitir essa informação em nossas publicações, já que seu concorrente aparece com o nome e sobrenome.

Gostou da matéria e do blog? Então clique na imagem abaixo e vote em Diógenes Brandão/AS FALAS DA PÓLIS, na categoria BLOGUEIRO DO ANO, do Prêmio Sistema Fiepa de Jornalismo, na modalidade Profissionais do Ano.   

Desde já eu agradeço pela gentileza! ❤️






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...