sábado, setembro 19, 2020

Paraenses padecem sem a saúde que a propaganda de Helder diz existir

"Parece que o governador Helder Barbalho não informou a sua equipe acerca de seu juramento de cuidar dos paraenses", pontua jornalista que recebe apelos diários de pacientes em busca de atendimento médico e hospitalar no Pará.


Por Fransinete Florenzano, em seu blog sob o título Sespa e Abelardo Santos negam leito a paciente



Todo mundo sabe que a vida de uma pessoa que sofreu AVC depende da rapidez com que é socorrida, mas a Sespa e o Hospital Abelardo Santos fazem pouco caso da vida dos paraenses. Não há um só dia em que não receba apelos para ajudar pessoas pobres do interior que estão em situação gravíssima e lhes é negado leito nos hospitais do Estado. Não sou DAS do Governo do Pará, dona de hospital, profissional de saúde ou política.

Tudo o que posso fazer, como cidadã e jornalista, é dar visibilidade aos pedidos. E ninguém deveria precisar se humilhar e padecer tanto para ter acesso a um direito insculpido na Constituição Federal. 

Enquanto a propaganda oficial e o governador Helder Barbalho afirmam que sobram vagas nos hospitais, pessoas continuam a morrer por falta de atendimento médico e hospitalar.

É uma desumanidade criminosa! 

Desrespeito à dignidade humana, ao direito à vida e à saúde pública!

Desde anteontem Randolpho Batista dos Santos, 50 anos, agoniza no hospital regional do Marajó, em Breves, onde não há especialista nem equipamentos para tratar AVC hemorrágico.

Ele precisa urgentemente ser transferido para hospital em Belém com UTI especializada. O paciente está há três dias no sistema de regulação da Sespa, o médico que o assistiu frisou o risco de morte, mas o pobre homem ainda continua em Breves. 

O hospital Abelardo Santos se limitou a mandar atualizar o Sisreg, o que foi imediatamente providenciado, mas até agora não foi confirmado leito nem o transporte, que tem que ser aéreo, do Marajó para a capital. Se ele não for transferido logo vai ser mais um a morrer por falta de atendimento.

Já fiz o apelo ontem, no post Paciente marajoara precisa de UTI, mas a Sespa e o Hospital Abelardo Santos simplesmente ignoraram. Parece que o governador Helder Barbalho não informou a sua equipe acerca de seu juramento de cuidar dos paraenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...