sexta-feira, julho 01, 2011

Encontro estadual do PT Pará será neste final de semana


O Partido dos Trabalhadores do Pará realiza neste final de semana Encontro Estadual que vai definir as estratégias políticas de ação para as eleições dos próximos anos. Outros dois pontos centrais do evento são os debates em torno de uma ampla análise da conjuntura atual e um debate especifico sobre a Reforma Política, assunto que está em pauta no Congresso Nacional. O Encontro terá a presença do presidente nacional do PT, Rui Falcão, que está visitando diversos estados brasileiros discutindo com dirigentes e militantes do partido. O evento acontece no Hotel Beira Rio e começa na sexta-feira à noite com o debate aberto promovido pela Fundação Perseu Abramo, “Brasil hoje e suas perspectivas”, se estendendo por todo o dia de sábado, 2 de junho, somente para delegados eleitos nos encontros municipais.
O Encontro Estadual do PT Pará é o resultado de um processo de encontros municipais iniciado em março passado mobilizando centenas de militantes para debater a organização partidária. No total foram 75 diretórios municipais que promoveram seus debates e elegeram delegados para participar do encontro deste final de semana, quando são esperados cerca de 500 participantes. Além de membros da Executiva Estadual, estarão presentes parlamentares, presidentes de diretórios, prefeitos e demais lideranças políticas do partido.
Agenda Rui Falcão em Belém – Vindo de Manaus depois de ter passado nos últimos dias por Fortaleza, Teresina, Manaus o presidente do PT, Rui Falcão chega a Belém no sábado, dia 02, pela manhã. Ás 09:00 participa de coletiva com a imprensa, no Hotel Beira Rio; às dez horas faz a abertura do Encontro Estadual do PT e às 13 horas participa de almoço com a executiva estadual do partido, deputados federais e estaduais. A tarde embarca para Macapá, dando continuidade, assim, a série de viagens que está realizando desde o mês de maio pelos estados para discutir com dirigentes e militantes metas e estratégias eleitorais do partido para ás eleições municipais de 2012 e promover um debate mais aprofundado sobre a Reforma Política.
Debate – “Brasil hoje e suas perspectivas” – O debate começa às 19 horas da sexta-feira, (01/06) no Hotel Beira Rio e tem como linha temática principal a discussão sobre os inúmeros desafios que o Brasil enfrentará nos próximos anos para promover o crescimento econômico com desenvolvimento sustentável. Como palestrante estará o economista Jorge Matoso, professor da Unicamp e autor de vários livros, entre os quais "Brasil desempregado".  Outros participantes são o presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda e o secretário geral do PT nacional, Elói Pietá. O debate acontece em vários estados e a Fundação Perseu Abramo está aproveitando a ocasião para lançar as duas mais novas coleções de seu acervo: "2003-2010 O Brasil em Transformação" e "Brasil em debate", série de livros que reúnem análises sobre a atuação dos dois governos de Luiz Inácio Lula da Silva para a elaboração de um novo projeto de país.
Entrevista coletiva com Nilmário Miranda – O atual presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda, é um nome de destaque no país com atuação marcante na área de direitos humanos. Foi o primeiro ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos durante os anos de 2002 a 2005, no governo Lula. Foi autor do projeto que criou a Comissão de Direitos Humanos, que presidiu em 1995 e em 1999. Como deputado federal presidiu a Comissão Externa para os Mortos e Desaparecidos Políticos. É autor de vários livros, a maioria relativa a questões relacionadas a direitos humanos, entre os quais “Dos Filhos deste Solo”. Foi um dos maiores defensores para a instalação da Comissão Nacional da Verdade, que está tramitando desde o ano passado no Congresso Nacional, tendo como propósito examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas no período de 1946 a 1988. Para Nilmário a criação da Comissão da Verdade será importante para a sociedade brasileira, pois, segundo ele, o Estado tem uma dívida histórica no que diz respeito aos desaparecidos políticos.
SERVIÇOS - COLETIVAS
NILMÁRIO MIRANDA – 6º FEIRA, 15 HORAS - sede do PT Pará, Rua Gaspar Viana, 206RUI FALCÃO - PRESIDENTE NACIONAL DO PT – SÁBADO, 02 de JUNHO,  9h - Hotel Beira-Rio

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...