sexta-feira, novembro 13, 2020

BOMBA: MPF pede que Helder seja investigado por governo fazer propaganda para Priante

O candidato Priante possui vínculo familiar e é do mesmo partido do governador Helder Barbalho.


O blog AS FALAS DA PÓLIS noticiou e cobrou: Governo faz propaganda pra Priante, primo de Helder Barbalho. Cadê o MP e a justiça eleitoral? e o MPF respondeu rapidamente. O uso da estrutura do governo do Pará para propaganda do candidato do MDB a prefeito de Belém deverá ser investigada, após pedido da Procuradoria Regional Eleitoral no Pará para que a justiça do Pará investigue o caso, que tem tudo para ser enquadrado como conduta irregular de campanha.

O blog também recebeu, com exclusividade, a informação de que a coligação "Renova Belém" protocolizou ontem (12/11), AIJE - Ação de Investigação Judicial Eleitoral sobre o mesmo fato, requerendo tutela de urgência ao Juiz Eleitoral da 98ª Zona Eleitoral de Belém, com o intuito de sustar o uso da máquina pública estadual, bem como ao final do processo, a cassação do registro de candidatura de Priante, sua vice, a declaração de inelegibilidade dos envolvidos e o pagamento de multa.


Uma postagem no perfil oficial do Governo do Pará, com propaganda do candidato Priante (MDB) à prefeitura de Belém, é alvo de uma representação da Procuradoria Regional Eleitoral no Pará. O candidato Priante possui vínculo familiar e é do mesmo partido do governador Helder Barbalho.  

Procuradoria pede investigação sobre postagem em perfil oficial do governo do Pará apoiando candidato a prefeito de Belém. — Foto: Reprodução

A publicação apareceu no perfil oficial do governo na tarde de quinta (12) e foi apagada em seguida. No fim do dia, o perfil publicou um texto em que dizia que a conta tinha sido invadida e posteriormente recuperada e que o caso teria sido registrado na Diretoria Estadual de Crimes Cibernéticos. 

O G1 entrou em contato com o Governo, mas ainda aguardava resposta até a última atualização desta reportagem. O candidato Priante disse, por meio de assessoria, que não vai se pronunciar sobre o assunto. 

A representação é assinada pelo procurador Felipe Moura Palha e data desta sexta (13). Ele relata a situação à promotoria eleitoral que, em eleições municipais, tem a competência para investigar condutas irregulares durante a campanha. 

O caso ainda deve distribuído a um dos promotores eleitorais de Belém.  

Segundo o procurador, a conduta pode configurar propaganda irregular e, dependendo das apurações, "pode ser detectada irregularidade mais grave, a conduta vedada a agente público, com abuso de poder político-econômico, que tem entre as penas previstas até a perda de mandato".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...