sábado, junho 18, 2011

Blogueiros Sujos ao Vivo

Assista ao vivo a transmissão do II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas.

Lorena e Lula no II Encontro Nacional de Blogueiros "Sujos"


Acabo de chegar da sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, onde aconteceu a abertura do II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas e contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o ex-ministro das Comunicações Franckin Martins e o atual Paulo Bernardo.

Pena que o cansaço e o sono, tenham derrubado a mãe de minha filha, Lorena Brandão (5 anos), a pessoa mais beijada por Lula na nesta noite e por isso, viemos embora para sua casa, antes do término do evento de abertura, já que não tenho alojamento pago nem tão pouco contei com ajuda de ninguém para custear minhas passagens.

Não é a primeira vez que a Lorena participa de eventos nacionais e é recebida pelo homem que é considerado um dos maiores líderes do mundo, além de ter sido o melhor presidente que o Brasil já teve.

Todas as conferências nacionais das mais diversas políticas públicas que participei em minha vida, a maioria durante o governo Lula, minha filha esteve comigo, participando, filmando, fotografando ou simplesmente me acompanhando, seja nos debates ou nos hotéis/alojamentos disponíveis.

Lorena com Lula. Foto de Roberto Barroso.
A filmagem que a Lorena fez será exibida aqui, mas planejei deixar para comentar sobre minha participação neste encontro no decorrer e após o mesmo. Meu objetivo agora não é fazer uma cobertura completa, nem tão pouco, detalhista. Vim para conhecer a blogosfera que dialogo diariamente através do Facebook e principalmente pelo twitter e foi por ele que conheci a apresentadora da abertura do evento, maria_fro para quem a Lorena entregou os bombons de cupuaçu enviados por AnaJuliaPT13, que me confiou a entrega dos mimos regionais, ontem à noite no aeroporto Juscelino Kubitschek, aqui em Brasília-DF.

“Temos uma grande mídia que publica SPAM em primeira pagina” disse maria_fro que também lembrou do protagonismo dos blogueiros na campanha eleitoral de 2010 quando a Folha de São Paulo usou a ficha policial falsa de Dilma, da bolinha de papel que foi utilizada como se fosse uma pedrada na cabeça do candidato José Serra e do termo “Blogueiros Sujos”, cunhado por ele durante a campanha eleitoral de 2010.

Disse também que a blogsfera progressista é acusada de ser chapa branca pró-gov, mas quando critica o governo federal é igualmente criticada e conclui sua introdução na mesa de abertura dizendo que todos ali presentes, mesmo sendo de diferentes credos, partidos e convicções políticas, lutam por três objetivos: A democratização dos meios de comunicação, por uma internet livre, sem controle e nenhum tipo de censura e pela Universalização do Plano Nacional de Banda Larga.

O ex-presidente falou na abertura do 2º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas
Foto: Renato Araújo/Agência Brasil
renato_rovai, editor da http://www.revistaforum.com.br/ foi quem levou a cinegrafista mirim à Lula, depois de observá-la gravando em vídeo, quase que a totalidade do pronunciamento do convidado especial do encontro, aclamado em sua chegada ao auditório, depois da empolgante honraria feita por Enio_PTrem, maquinista do blog http://optremdastreze.blogspot.com/, sentado à mesa de abertura especialmente para o ato solene de apresentar e chamar Lula.

Em sua fala, (ouça aqui) Lula disse: “é chique ser blogueiro, ainda mais progressista e ainda por cima "sujo", mas na verdade, sujos são aqueles que vocês enfrentaram, evitando com que a sociedade brasileira fosse manipulada, como durante muito tempo aconteceu no Brasil. Vocês evitaram com que os falsos formadores de opinião pública, que às vezes não convencem nem quem tá dentro de suas casas, assistindo, ditassem regras do que deveria acontecer com as pessoas... Nunca me preocupei com a crítica se ela for verdadeira, o que me preocupo é com as inverdades, com a má fé, com as difamações, como aquela pedra, aquele meteorito de papel que bateu na cabeça do candidato da oposição”, arrancado aplausos e gargalhadas da plateia que lotou o auditório da CNTC.

A mesa agradeceu o patrocínio do Governo do Distrito Federal, a PETROBRÁS, a Fundação Banco do Brasil e Itaipu e informou que a transmissão aos vivos, está sendo feita pela TVT e a Rede Brasil Atual e que pelo twitter está sendo utilizada a HASTAG #2blogprog. Por fim, a saudação dos representantes da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação, presentes, neste caso, os deputados federais Luiza Erundina (PSB-SP), Brizola Neto (PDT-RJ) e Emiliano José (PT-BA)

Sentado em uma das cadeiras do auditório lotado, com quase a totalidade dos 500 blogueiros inscritos, como se fosse um anônimo, BlogdoMiro só ria das façanhas contadas na mesa de abertura, como se nada tivesse à ver com tudo aquilo que aconteceu e estava acontecendo.

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...