segunda-feira, março 16, 2009

Lúcio Flávio Pinto: Kit escolar: a voz do dono

* Lúcio Flávio Pinto.
Quem tem razão? Aquele que prova o que diz. Provar consiste em apresentar fatos e demonstrar o argumento estabelecido com base neles. Muitos se dizem donos da verdade, mas não estão dispostos a se submeter ao teste de consistência do que dizem. O governo Ana Júlia Carepa, por exemplo. Nenhuma administração estadual distribuiu tanto material de propaganda quanto a dela. Todos os dias os jornalistas recebem numerosos press-releases (sem falar nas peças publicitárias encaminhadas às empresas jornalísticas). A assessoria de imprensa do governo do PT é grande e trabalha. Muitos dos textos que ela produz aparecem integralmente na mídia, o que tanto pode ser tomado como prova da qualidade dos assessores quanto de desídia dos profissionais que atuam nas redações (e, mais ainda, dos seus superiores).
Tão pródigo em propagandear o que faz e diz, e de instilar o que lhe interesse através desse bombardeio de noticiário chapa branca, o governo petista é indigente na resposta às denúncias – sobretudo as mais consistentes – feitas contra si e nas respostas aos questionamentos que lhe são feitos de público. Quem vasculhar nos jornais e nos blogs as demandas feitas ao governo e apurar seu atendimento, constatará um déficit monumental. O governo é loquaz, quase boquirroto. Mas detesta crítica, não quer ser incomodado por perguntas inconvenientes.
Podia enfileirar exemplos pessoais. Vou me referir, porém, aos graves questionamentos que o jornalista Paulo Bemerguy fez no seu blog Espaço Aberto sobre o kit escolar que a Secretaria de Educação do Estado distribuiu a um milhão de alunos da rede de ensino sob sua jurisdição (agora intensamente repercutidos pelo Diário do Pará). Durante vários dias o silêncio do governo sobre questão de tal gravidade foi ensurdecedor. As denúncias se sucediam e nenhum sinal de que a grande assessoria governamental as levaria em conta e prestaria os esclarecimentos necessários para repor a verdade. Certamente porque a verdade no Pará foi seqüestrada pelo governo e está em cárcere seguro. Essa presunção forja os ditadores, Mas também responde pelas suas quedas.
Finalmente, quando o deputado oposicionista José Megale cobrou explicações da tribuna da Assembléia Legislativa e um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito começou a zoar, finalmente a Secretaria de Estado de Educação emitiu uma nota oficial. Respondeu a todas as perguntas feitas, não só por Bemerguy, como por vários outros profissionais? Não. Ignorou os questionamentos concretos e fez uma digressão em abstrato, cheia de declarações de propósitos, mas tangenciando as informações numa linguagem ruim, a depor contra uma secretaria encarregada de zelar pela boa educação de todos.
A principal questão era a contratação de serviços, em valor declarado oficialmente como sendo de 27,8 milhões de reais, sem licitação pública. A iniciativa de fornecer blusas, mochila e material didático (de qualidade aparentemente duvidosa) aos alunos da rede pública é meritória. Mas mérito algum, mesmo o já gasto bordão da “educação democrática e de qualidade”, autoriza o governo a passar por cima das exigências da lei, da moral e do zelo pelo dinheiro público. E numa operação tortuosa, provavelmente lançando mão de verba que deveria ter outra destinação, de um agenciador que não foi contratado com tal finalidade, talvez favorecendo uma empresa amiga e indo comprar o produto fora do território paraense. Como o cérebro da ação é uma das cinco agências contratadas para fazer sua publicidade, o governo acha que educação é oportunidade para se promover.
Exemplo acabado de incoerência e mau procedimento, duas das marcas da atual gestão do Estado.
* Publicado na edição On Line no Blog O Estado do Tapajós

Candidato de esquerda vence eleições em El Salvador

SAN SALVADOR - O jornalista e esquerdista Mauricio Funes se converteu no virtual ganhador das eleições presidenciais de ontem em El Salvador. Seu adversário, Rodrigo Avila, da governista Aliança Republicana Nacionalista (Arena), já admitiu a derrota. Funes é candidato da ex-guerrilheira Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN). Segundo seu porta-voz, o atual presidente, Tony Saca, telefonou para cumprimentá-lo pelo triunfo. Em seu discurso de comemoração, Funes disse que trabalhará pelos pobres e pediu união aos compatriotas. "Ninguém pode tomar a pátria como bem próprio", sustentou.

Avila reconheceu a derrota para a esquerdista FMLN e disse que a Arena fará uma oposição construtiva ao próximo governo. Em entrevista coletiva, o presidente do Tribunal Supremo Eleitoral, Walter Araujo, informou que, com 90,68% dos votos apurados, o FMLN estava com 51,27% dos votos, e a Arena com 48,73%. "Quero ser o presidente da justiça social e da mudança segura", afirmou Funes. É hora de avançar para o futuro e deixar para trás as vinganças do passado."
Partidários da FMLN saíram às ruas para comemorar o triunfo. A direitista Arena governa o país desde 1989 e esta é a primeira vez que a FMLN, que entregou as armas em 1992, chega ao poder. O país passou por uma guerra civil de 12 anos (1980-92) que deixou cerca de 75 mil mortos. El Salvador tem 7 milhões de habitantes, e há outros 2,5 milhões de salvadorenhos que vivem atualmente nos Estados Unidos. O governo de Barack Obama já afirmou anteriormente que pretende trabalhar com qualquer dos eleitos.
Fonte: AE-AP - Agencia Estado

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...