terça-feira, abril 12, 2011

Amor e Revolução - Depoimento 01 - Maria Amélia Teles

Os depoimentos da Novela Amor e Revolução (SBT), que trata do período da ditadura militar no Brasil, será reproduzido aqui pelo blog, por considerar os vídeos como documentos históricos, fundamentais para esta e as futuras gerações conhecerem o nefasto período que assolou nosso país e até hoje deixou seqüelas, que podem ser constatadas, seja através do abuso da força policial contra jovens nas periferias dos grandes centros urbanos, ou pelo coronelismo no campo e até o perverso uso indiscriminado de tortura como método de coletar depoimentos nas cadeias públicas e demais aparelhos de repressão do Estado brasileiro.


Reserva da Biosfera em debate

O Projeto Viva Marajó, coordenado pelo Instituto Piabiru e realizado uma vez por mês no SESC Boulevard, traz na próxima terça-feira, mais um importante tema para o debate: A reserva da Biosfera.

Divulgue e compareça!

Jatene: 100 dias de muita lorota

 Simão Jatene (PSDB) e Duciomar Costa (PTB), eleito e reeleito na safra tucana.
Com essa constatação e sem obras, nem tão poucos projetos estruturantes e de impacto na gestão pública, Simão Jatene e seus secretários vão paulatinamente enfrentando uma herança bendita que não é creditada como positiva e não perdem a mania de manipular dados e gerando uma guerra de números a fim de ludibriar a população e a própria imprensa.

Na minha humilde avaliação, mesmo sendo significativos, os investimentos no Pará precisam avançar para que possamos crescer e sair da posição insólita de sermos grandes  produtores de inúmeros produtos, energia, minérios, etc. e nos desenvolver, mas com seriedade, planejamento, desenvolvimento sustentável, equilíbrio fiscal, paz no campo e geração de oportunidades para os pequenos e médios produtores do campo e da cidade.

Apoiado pelo que há de mais insólito na política paraense, Simão Jatene é reconduzido à gestão pública por figuras do naipe de Wladimir Costa (PMDB) que prometeu fazer muita onda em Brasília e até hoje não sabemos de um único projeto de lei em favor do povo paraense.

Sem isso, tudo que for propagandeado será mera obra de ficção científica e disputa político-eleitoral que não traz nenhuma mudança para o sofrido povo de nosso Estado.

Para comprovar o que digo, trago abaixo a única comparação possível de ser feita entre o governo Simão Jatene e o governo Ana Júlia, haja vista que seus primeiros 100 dias são de colheitas dos 4 anos da ex-governadora, que tanto em números, quanto em ações, deixa uma significativa margem de diferença em todas as áreas que o leitor quiser avaliar.

Vamos à tabela:

Área
JATENE  2003/2006
ANA JULIA 2007/2010
Educação
731 Milhões – 2005
1,5 Bilhões – 2009
Saúde
814 Milhões - 2005
1,2 Bilhões – 2009
Segurança
471 Milhões – 2005
941 Milhões – 2009
Ciência e Tecnologia
24,6 Milhões/ 4 anos
154,4 Milhões Até 2009
Assistência Social
80,8 Milhões – 2005
286,6 Milhões – 2009
Saneamento
78,9 Milhões – 2005
168,1 Milhões – 2009
Habitação
24,4 Milhões – 2005
139,4 Milhões – 2009
Agricultura
76,8 Milhões – 2005
148,8 Milhões – 2009
PIB
41 Bilhões - 2006
55 Bilhões - 2010
Balança Comercial
8,8 Bilhões – 2005
20 Bilhões - 2008

Tiram sarro de você que não faz nada

 

A nota acima, pinçada da coluna "Repórter Diário", (jornal "Diário do Pará" do "ilustre" ex-deputado federal, Sr. Jader Barbalho, cacique do PMDB-PA) desta segunda-feira (11), tira um sarro com a morosidade do governo federal em nomear aos cargos dos ministérios e autarquias existentes no Estado, indicações do PT-PA.
 
Enquanto isso, em Brasília e nos mais longínquos rincões da nação, mantém-se sob a tutela de partidos fisiologístas, diversas indicações estratégicas que ao invés de colaborarem para a execução da importante promessa da presidenta Dilma, quando em sua posse, disse de forma enfática, que acabaria com a míséria e que zelaria pelo controle social e o bom uso dos recursos públicos. 

Mas como podemos crêr que podemos acabar com esse mal se não mexermos nas estruturas do poder que produz e mantém os miséráveis?

Enquanto nos indagamos, personas como o radilista e músico que virou deputado federal, o Sr.  Wladimir Costa, reeleito pelo PMDB como o parlamentar mais votado do Pará, continua ampliando seu arsenal de rádios comunitárias pelo interior do Estado.

As rádios são concessões públicas autorgadas pelo governo federal e deveríam ser  comunitárias mas tem dono e o pior é que o dono tem sob sua indicação, o gerente da ANATEL que tem entre uma de suas atribuições, a responsabilidade pela fiscalização dos serviços de radiodifusão, afim de evitar que estas, propaguem sinais para além de seu limite, imposto por legislção do setor.

Assim, e por ser indicação do "nobre", filiado ao PMDB, este um dos principais aliados de Dilma, Wlad joga solto e fortalece seu império comunicacional e vai paulatinamente tornando-se mais um barão da mídia, daqui a pouco, quase invencível e não há militância nem estratégia política que o tire tamanho poder.

Somos realmente capazes de enfrentar a direita e a corja que se perpetua no poder com este aparato comunicacional e financeiro?

Até que ponto o PT e a esquerda estão acordando para este desafio que há décadas tem se mostrado como um dos principais recursos de perpetuação dos partidos representantes da elite no parlamento e no executivo brasileiro?

Onde está sendo debatido de forma séria a revisão desta realidade que nos salta aos olhos e que põe a rapoza na vigilância deste galinheiro?
Pense nisso enquanto eles comandam os orgãos federais que deveriam fiscalizá-los e ainda tiram sarro de você que não faz nada.

Aí lembrei da música do Engenheiros do Hawaii:


Se tudo passa, talvez você passe por aqui
E me faça esquecer tudo que eu vi
Se tudo passa, talvez você passe por aqui
E me faça esquecer...


E o fascismo é fascinante deixa a gente ignorante e fascinada.
É tão fácil ir adiante e se esquecer que a coisa toda tá errada.
Eu presto atenção no que eles dizem mas eles não dizem nada.

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...